quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Atividade Física na Terceira Idade


         Este artigo trata da importância da atividade física na terceira idade e segundo a referência do American College of Sports medicine praticar exercício físico e fundamental independente da idade. 
     Antonio Claudio Lucas da Nóbrega; Elizabete Viana de Freitas; Marcos Aurélio Brazão de Oliveira; Marcelo Bichels Leitão; José Kawazoe Lazzoli; Ricardo Munir Nahas; Cláudio Aparício Silva Baptista; Félix Albuquerque Drummond; Luciano Rezende; Josbel Pereira; Maurílio Pinto; Rosana Bento Radominski; Neiva Leite; Edilson Schwansee Thiele; Arnaldo José Hernandez; Claudio Gil Soares de Araújo; José Antonio Caldas Teixeira; Tales de Carvalho; Serafim Ferreira Borges; Eduardo Henrique De Rose


         A pratica de atividade física na terceira idade esta se tornando cada vez maior na sociedade. Isso deve ao aumento da qualidade de vida dos idosos, Algumas mudanças são evidentes com o envelhecimento, como a diminuição da força muscular, diminuição da coordenação e habilidade motora etc.
        Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício físico na terceira idade leva a redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidentes vasculares cerebral, doenças respiratórias crônicas e distúrbios mentais. Talvez o mais importante: reduz de 30%  para 10% o numero de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmo, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação á aposentadoria também ajuda a combater a obesidade, pode evitar e retardar o surgimento de diabetes. 
        Entretanto, a atividade física para idosos devem estabelecer um programa que possa ser aceito com prazer pelos idosos, como as atividades recreativas em grupo, a fim de realizar atividades moderadas, progredindo para atividades de força que são fundamentais para os músculos , postura; alongamento para a flexibilidade; atividades relaxantes que diminui as tensões musculares e o stress. 
         Se o idoso se adapta a uma atividade que sinta prazer, o índice de evasão é menor.

         Veja aqui algumas dicas de atividade física para idosos :

   Natação: A natação trás muitos benefícios entre os mais conhecidos pode citar o aumento da disposição no dia a dia.
 .    Pilatos: Esse é mais um dos métodos que em que há resultados, como o aumento da força e controle muscular, capacidade respiratória, prevenção de lesões etc.
   Musculação: A musculação ajuda na diminuição de dores causadas pela artrose nos joelhos, auxilia na flexibilidade etc.
     Por isso todo idoso deve procurar um programa de atividade física de acordo com suas características, se possível, acompanhado de um profissional gabaritado.
       Portanto, escolha a atividade adequada a sua necessidade.


   Fernanda Sanches,
  Adelandia Cardoso,
  Gleyce Sianne Almeida,
  Agila Corrêa 




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A importância da atividade física para saúde

O artigo que lemos retrata que o ser humano traz a seguinte questão: a tecnologia traz ao ser humano uma vida sedentaria.
A atividade física e saúde não são interligadas (deveriam andar de mãos dadas, mas não andam) nos dias de hoje, pois a nossa rotina seja em casa, no trabalho, na escola etc... , nos apresentam acessórios que nos distanciam da atividade física e uma saúde de boa qualidade, como elevadores, escadas rolantes, controles remotos, internet em fim.
A modernidade faz com que nos tornemos escravo desse comodismo, pois umas das doenças que tem tido prevalência em quase todo o planeta é a obesidade, justamente por falta de atividade física e boa alimentação. Por outro lado temos o excesso em praticar exercícios físicos a fim de se obter um belo corpo, ignorando as consequências deste ato, pois para se ter uma boa qualidade de vida não depende apenas de exercícios físicos, entretanto atividade física e saúde se complementam.
Entendemos que viver mais não significa estar tendo uma vida saudável, pois comparando uma pessoa ativa fisicamente de 60 anos com um inativo de mesma idade, a diferença em termos de índices fisiológicos é considerável as marcas, uma pessoa que pratica atividade física associada a uma correta alimentação consequentemente terá maior mobilidade, autonomia e manutenção de valências físicas como força muscular, flexibilidade, tão importante em sua vida diária. 
(Agila Côrrea, Gleyce Sianne, Adelandia Cardoso e Fernanda Sanches)          www.arturmonteiro.com.br