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Este artigo trata da importância em
aplicar a Educação Física em escolas indígenas
Almeida serra, Ricardo Franco.
A escola indígena deve ser instituída
de acordo com a sua cultura, podendo ser introduzido métodos já aplicados em
escolas urbanas, fazendo assim com que o índio não deixe suas raízes e adquira
novos conhecimentos para sua vida diária.
Os indígenas no seu cotidiano já
praticam atividade física regular, seja de caráter produtivo, rituais ou lúdicos
e afirmam que não há falta de atividade física diante de suas necessidades de
sobrevivência e os traços culturais
estão constituídos por jogos tradicionais e atividades relacionadas com coordenação motora e equilíbrio.
Um dos mecanismos utilizados por
educadores físicos para uma maior participação do povo indígena na escola e
enfatizar a cultura corporal do próprio povo, cultura corporal de outros povos
e cultura corporal da sociedade envolvente. Este processo foi iniciado com
eventos recreativos em aldeias, hoje os procedimentos tradicionais de condicionamento
físico objetivam-se em combater as atuais condições físicas de saúde já afetada
por sobrepeso, diabetes e hipertensão. O índio tem procurado apresentar suas
indumentárias, seus traços culturais, suas músicas seu modo de ver o mundo em
eventos de caráter esportivo-cultural.
Entendemos que os indígenas têm muito
a ensinar e muito a aprender, significa ter um comprometimento de ensino e
aprendizagem para poder lidar com as diferenças culturais.
Agila
Corrêa,
Adelandia Cardoso,
Fernanda Sanches,
Gleyce sianne.