quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Educação Física em Escolas Indígenas


www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalho/gto6

Este artigo trata da importância em aplicar a Educação Física em escolas indígenas
Almeida serra, Ricardo Franco.


A escola indígena deve ser instituída de acordo com a sua cultura, podendo ser introduzido métodos já aplicados em escolas urbanas, fazendo assim com que o índio não deixe suas raízes e adquira novos conhecimentos para sua vida diária.
Os indígenas no seu cotidiano já praticam atividade física regular, seja de caráter produtivo, rituais ou lúdicos e afirmam que não há falta de atividade física diante de suas necessidades de sobrevivência  e os traços culturais estão constituídos por jogos tradicionais e atividades relacionadas  com coordenação motora e equilíbrio.
Um dos mecanismos utilizados por educadores físicos para uma maior participação do povo indígena na escola e enfatizar a cultura corporal do próprio povo, cultura corporal de outros povos e cultura corporal da sociedade envolvente. Este processo foi iniciado com eventos recreativos em aldeias, hoje os procedimentos tradicionais de condicionamento físico objetivam-se em combater as atuais condições físicas de saúde já afetada por sobrepeso, diabetes e hipertensão. O índio tem procurado apresentar suas indumentárias, seus traços culturais, suas músicas seu modo de ver o mundo em eventos de caráter esportivo-cultural.
Entendemos que os indígenas têm muito a ensinar e muito a aprender, significa ter um comprometimento de ensino e aprendizagem para poder lidar com as diferenças culturais.

         Agila Corrêa, 
         Adelandia Cardoso, 
        Fernanda Sanches, 
        Gleyce sianne.